O livro de Ester Começa contando a história de um casal feliz. Começa fazendo a descrição do palácio. Mulher gosta de prestar atenção em detalhes. Conta a história de duas mulheres: Vasti e Ester.
A Bíblia faz referência a mulher sábia dizendo que ela respeita o marido. Vasti não respeitou seu marido. A falta de respeito não é um problema novo. Temos o exemplo de Eva no jardim do Éden.
O propósito da criação da mulher foi ser ajudadora. Eva passou por cima do seu verdadeiro propósito de esposa. Quem ajuda tem o objetivo de beneficiar e não prejudicar, perturbar, destruir a paz, desonrar.
Quanto vale seu marido? Falta de respeito gera casamentos mortos. Temos como exemplo Mical filha de Saul e esposa do Rei Davi. II Sm 6.20,23 relata que Davi voltou para casa a fim de estar com a sua família e Mical, filha de Saul, saiu para encontrá-lo. Ela disse: — Que bela figura fez hoje o rei de Israel! Parecia um sem-vergonha, mostrando o corpo para as empregadas dos seus funcionários! Davi tinha oferecido sacrifício e abençoou o povo e em seguida entrou em sua casa para abençoa-la, mas ela o recebeu com olhos de desprezo.
Davi respondeu: — Eu estava dançando em louvor ao Senhor, que preferiu me escolher em vez de escolher o seu pai e os descendentes dele e me fez o líder de Israel, o seu povo. Pois eu continuarei a dançar em louvor ao Senhor e me humilharei ainda mais diante dele. Você pode pensar que eu não sou nada, mas aquelas moças de quem você falou vão me dar muito valor! E Mical, filha de Saul, nunca teve filhos.
O apóstolo Paulo deixa um ensinamento para a mulher a este respeito. Há uma verdade imensa revelada nessa passagem das escrituras, e eu entendo que ela está falando a respeito de Cristo e da Igreja.
Mas também está falando a respeito de vocês: cada marido deve amar a sua esposa como ama a si mesmo, e cada esposa deve respeitar o seu marido (Ef 5.32,33). O marido respeitado pela mulher ele torna-se: amável, dedicado, amoroso. O respeito da mulher ajudará o marido a ser melhor. O marido respeitado percebe que você confia nele.
Aposte nas características positivas do marido. Por último, meus irmãos, encham a mente de vocês com tudo o que é bom e merece elogios, isto é, tudo o que é verdadeiro, digno, correto, puro, agradável e decente (Fp 4.8). O respeito gera apreciação, admiração, consideração.
A mulher sábia submete-se a seu marido em reconhecimento a sua autoridade. Portanto, assim como a Igreja é obediente a Cristo, assim também a esposa deve obedecer em tudo ao seu marido (Ef 5.24).
Como exemplo de uma mulher sabia podemos referenciar Abigail, casada com um homem sem juízo. Porém Abigail por ser uma mulher humilde, prudente e fiel livrou o esposo de ser morto pelo rei Davi (I Sm 25.2-42).
Quando a esposa resiste de forma contumaz em aceitar o marido como líder, ele pode tentar força-la a concordar com ele ou afastar-se delegando a responsabilidade da liderança a ela. Daí em diante, ele se torna ausente, distraído e omisso.
A sociedade incentiva o egoísmo, o orgulho, a vaidade e a glorificação do Eu. Filipenses 2.3 nos aconselha: Não façam nada por interesse pessoal ou por desejos tolos de receber elogios; mas sejam humildes e considerem os outros superiores a vocês mesmos. Provérbios 31.11 examina a relação da mulher com seu marido. O seu marido confia nela e nunca ficará pobre. Confiança, transparência, lealdade. Provérbios 31.12 diz: Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. A esposa estável emocionalmente e equilibrada, alivia a tensão do marido (Pv 11.23).
Os planos dos bons trazem felicidade; o que os maus planejam produz ódio. Grande suporte promove o marido tanto profissional e espiritual. Provérbios 11.28,29 tem retorno do que plantou – recebe elogios tanto dos filhos como do marido.
A mulher sábia procura satisfazer seu marido na vida sexual. Todo marido quer ter uma esposa que o realize sexualmente. Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério (Hb 13.4). Em I Coríntios 7.1,15 a mulher deve respeitar, honrar e encorajar o marido através da intimidade sexual. O momento sexual une o casal. O leito seja sem mácula porque o sexo é um presente de Deus para os cônjuges usufruírem dentro do casamento. Tem mulheres (tolas) que se vinga de seus maridos nessa área do sexo (I Co 7.5).
A mulher quando está tensa não pensa em sexo, o homem é diferente. A mulher sábia está livre para amar o seu marido na intimidade. Encoraje seu marido através da intimidade sexual. A mulher sábia edifica a sua casa, a tola destrói. Tem falta de sabedoria peça a Deus (Tg 1.5).
Maria do Socorro G. Pereira (Esposa do Pr. Elumar Pereira – Diretor do Departamento da Família da AD Mossoró
Voltar Para Página AnteriorIGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]
© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados