O VALOR DAS PEQUENAS ATITUDES

E quem derem a beber, ainda que seja um copo de água fria, a um destes pequeninos, por ser este meu discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão (Mt 10.42).

Não importa se o relacionamento é recente ou se já dura décadas. Todos os dias são possíveis fazer alguma coisa para melhorar a vida a dois.
São pequenos gestos que exigem pouco, mas que podem trazer mais felicidade e harmonia ao casal. Compreender e praticar os conceitos gerais como responsabilidades conjugais, submissão e comunicação constitui a chave para um casamento feliz e bem sucedido.
Dar atenção às pequenas coisas em um relacionamento como aquelas cortesias, considerações simples e diárias que aperfeiçoam a comunicação e acrescenta graça ao relacionamento, é crucial para enriquecer e fortalecer todos os princípios estabelecidos para um casamento bem sucedido.
Cantares 2.15 nos fala das “raposinhas que estragam as vinhas”. Nunca podemos nos dar ao luxo de menosprezar a importância das pequenas coisas. As grandes muralhas, pirâmides e edifícios em todo o mundo foram construídos com pequenos tijolos e pequenas pedras colocadas umas sobre as outras.
Muitos casamentos se metem em dificuldades porque os cônjuges ignoram os pequenos detalhes, os cuidados do cotidiano que fortalecem seu relacionamento, assim como “as raposinhas” da negligência, do descontentamento e assuntos não resolvidos que estragam a “vinha” da sua felicidade.
Vejamos pequenas coisas que pode fazer do seu casamento um relacionamento Feliz! Exorte, mas nunca critique. A Bíblia diz em Gálatas 5.15 “Se vós, porém, vos mordeis e devorais uns aos outros, vede não vos consumais uns aos outros.”
Um estudante de psicologia acompanhou e vez um estudo da rotina de alguns lares; o mesmo observou que 90% das referências de um para com o outro no lar são feitas em estilo de crítica. A crítica é perniciosa porque destrói o amor nos relacionamentos.
Muitos cônjuges vivem tristes e inseguros porque são alvos de críticas, ou do uso constante de palavras de reprovação em seu lar.
A crítica destrói a autoconfiança e a segurança interior. Por sua própria natureza a crítica é destrutiva, porque está voltada para encontrar falha com a intenção de ferir em vez de encontrar uma solução.
Nada interrompe a comunicação e rompe a harmonia de um relacionamento de forma mais rápida do que comentários desagradáveis, sarcásticos e negativos.
A crítica degrada, deprime e desestimula, mas o elogio é um bom alimento. A crítica sempre desencoraja a transparência e a honestidade, sem as quais nenhum relacionamento pode permanecer saudável.
Tenha cuidado com as raposinhas da crítica que podem roer seu relacionamento.
Não se torne familiarizado demais. Uma excelente forma de manter um casamento animado, vivo e estimulante é tanto o marido quanto a esposa serem espontâneos – fazer algo inesperado – ocasionalmente.
Isto significa desenvolver a prática de regularmente expressar gratidão um pelo outro. Aprender a valorizar as pessoas é uma das formas mais eficientes de criar um ambiente para uma comunicação aberta, assim como um dos mais importantes nutrientes para construir relacionamentos saudáveis.
Maridos e esposas precisam adquirir o hábito de expressar seu amor e gratidão um pelo outro diariamente. Se não houver o amor tudo desaba. O amor entre o casal é algo vivo que deve crescer a cada dia, desde que alimentado com gestos de carinho e atenção.
O sincero amor e gratidão representam a essência de um casamento feliz.
Um sincero obrigado nunca pode faltar no cardápio das pequenas coisas. Jesus falando aos seus discípulos nos deixou a “regra de ouro” para encontramos a ponte de equilíbrio em qualquer relacionamento.
Como vocês querem que os outros lhes façam, façam também vocês a eles (Lc 6.31). Em outras palavras trate os outros da maneira que gostaria de ser tratado.
O investimento requer tempo, porém as recompensas colhidas em felicidades e harmonia conjugal recompensarão o tempo investido. Prestar atenção a pequenas coisas irá ajudar a manter o espírito de romance e namoro vivo em seu relacionamento, mesmo depois de muitos anos de casamento.
Sempre mostre cortesia. Joseph F. Smith ensinou: “Conquistemos a nós mesmos, e depois saiamos para conquistar todo o mal que nos cerca, até quanto nos for possível”.
Conquistar a nós mesmos significa controlar nossas emoções, precisamos controlar a raiva e a ira, se formos capazes de gerir nossas próprias emoções, então seremos capazes de influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo.
Os cônjuges deveriam conceder mais cortesia um ao outro do que dedicam a qualquer outra pessoa. A demonstração de nossos atos sempre deve se transformar em atitude de cortesia direcionado ao nosso cônjuge.
Não se esqueça das pequenas coisas. Elas são os blocos para construção de coisas grandes – coisas como uma comunicação eficiente; o desenvolvimento sólido de harmonia, felicidade e sucesso por toda a vida no casamento.
Encontre tempo para serem amigos e demonstrar que gostam um do outro com pequenos gestos.
Agradecer é uma forma de reconhecer e valorizar as ações feitas pelo outro para nós. Pode parecer muito óbvio, mas muitas vezes nos esquecemos de dizer “obrigado” aos nossos cônjuges. Querer o bem do outro e deixar o egoísmo de lado pode ser muito benéfico ao casamento. Isso significa cuidar do outro, ajudá-lo, evitar aquilo que o desagrada, mas também significa desenvolver nossas capacidades e virtudes da melhor forma possível. Quem ama quer fazer o melhor e ser melhor para o outro.

Deus abençoe…

Pr. Elumar Pereira  (Diretor do Departamento da Família da IEADEM )

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados