Existem duas frases acerca de casamento que sempre gosto de usar nas minhas palestras e aconselhamentos.
A primeira frase é que o casamento tem o seu início no altar e seu término na eternidade; a outra é que para celebrar um casamento requerem-se apenas algumas horas, porém para se construir um casamento precisa-se de uma vida toda fazendo grandes investimentos no mesmo.
Muitos casamentos acabam em poucos meses porque os cônjuges negligenciam o fator cuidado para preservação do mesmo; não se deram conta de que casar é ter novas responsabilidades, cuidar de uma casa e compartilhar experiências.
Antes do sim, isto é, no namoro e noivado se aprende as regras do jogo para se colocar o time em campo, depois do sim, isto é, no casamento executamos as regras do jogo para não perdermos a partida. Isso tudo deve ser discutido antes para evitar conflitos no futuro.
Muitos dos nossos jovens não se habituaram em ajudar nas tarefas domésticas quando moravam com os pais, e quando entram numa relação de casamento enfrentam dificuldades para se adaptarem a nova vida de casados. Então é importante fazer planilhas e até colocar o passo a passo de como fazer cada atividade.
A chave para conseguir driblar a falta de experiência é o diálogo. O casal precisa definir algumas regras antes do casamento para evitar mal-entendidos.
Antes de se casar, é preciso se conhecer muito bem e entender quais são seus sonhos e objetivos de vida. O segredo para uma união feliz está em saber ponderar e respeitar o outro, além de investir no amor todos os dias.
O planejamento financeiro depois do sim estabiliza qualquer relação conjugal. Fazer as contas dos gastos fixos, listar as despesas individuais, planejar tarefas domésticas e estabelecer prioridades podem garantir qualidade de vida ao casal.
A organização é a base para uma vida a dois mais saudável. Para que o matrimônio seja bem sucedido, o casal deve ter uma convivência harmoniosa e cultivar o respeito mútuo. Lembre-se de que casamento não resolve problemas.
Costumo dizer que ter um bom casamento dá algum trabalho. O motivo é a dureza de se dominar, maneirar no orgulho, controlar os ânimos no meio do desentendimento, travar a língua para não ferir impensada e irreversivelmente, andar um pouquinho além do que se pensava, para não frustrar a quem se ama, além de planejar algumas surpresinhas e garantir palavras amáveis várias vezes por dia.
Respeite a personalidade da pessoa amada: é um erro imaginar que depois do casamento você conseguirá mudar os gostos do seu parceiro. Dedicar-se ao relacionamento, separando um tempo só para os dois, também é fundamental.
Para não gerar mágoas, é importante que o casal dedique tempo semelhante para eventos sociais da família do marido e da esposa. Durante esses encontros, lembre-se de usar a educação e a polidez. Discuta os hábitos da casa: a rotina do novo lar deve ser definida pelo casal, respeitando as características de cada um.
Nesse quesito, é importante testar o que funciona melhor para os dois e não impor uma regra definitiva.
Casamento é um acordo consciente de duas pessoas com passados diferentes, criação distinta, pensamentos inversamente opostos em viver juntos e caminhar na mesma direção e com algum ritmo em semelhança.
São dois indivíduos que passam a ser vistos como um ainda sendo dois. Querer ir para o mesmo destino e concordar em acelerar ou frear o passo para que o companheiro permaneça ao lado é o princípio do casamento de sucesso.
O casamento exige alguns sacrifícios, pois é uma maneira de nos moldarmos à outra pessoa, sem perder nossa própria essência e esta é uma linda metamorfose que acontece enquanto nos podamos regularmente.
Podar significa cortar partes ruins que roubam energia útil para outras coisas mais importantes.
Todo este trabalho que dá é recompensado, creia-me, na agradável sensação de pertencer a alguém e ter esta pessoa só pra você. É na cumplicidade do olhar ou no sensível toque que diz tudo de uma só vez sem precisar nem se ver. O abraço que afoga o choro, a piscadela que emenda um sorriso. Gestos que confortam ou disparam alegria e só podem ser trocados dentro de uma intimidade que transcendem relações comuns e mesmo sanguíneos.
Amar é escolher e escolher fazer deste amor algo pelo qual vale a pena viver. Não tem mesmo muito segredo, mas que dá trabalho, ah, isto dá! Depois do sim é quando tudo verdadeiramente começa. Esperamos que nossa relação seja construída por parceiros felizes e bem-sucedidos e que tenha por base companheirismo, fidelidade, satisfação sexual e projetos em comum. A aliança firmada ganha uma força estrondosa e os dois se tornam uma só carne para sempre.
Casamento é uma somatória do desejo de estar juntos. É preciso ser um, mesmo sendo dois!
Deus abençoe…
Pr. Elumar Pereira (Diretor do Departamento da Família da IEADEM )
Voltar Para Página AnteriorIGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]
© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados