ACORDO, BASE PARA ANDAR JUNTOS

Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo? Amos 3.3.

O relacionamento conjugal e a família, de um modo muito especial, é uma escola onde se aprende a amar. A convivência diária obriga a acolher os outros com respeito, diálogo, compreensão, tolerância e paciência.
Este exercício forte de vivência das virtudes faz cada um crescer de modo harmonioso. Para que o acordo aconteça é preciso se conhecer um ao outro.
Ninguém ama a quem não conhece. É fundamental para a vida do casal, que cada um conheça a história do outro; conheça a sua vida, o seu passado, a realidade familiar de onde veio, a fim de poder compreendê-lo, ajudá-lo, amá-lo e perdoá-lo.
Torna-se muito dificil duas pessoas andarem juntas se não houver compromisso, acordo entre os mesmos.
Acordo é concordância entre partes discordantes. Um pacto ou um compromisso estabelecido de forma clara e transparente entre os envolvidos. No acordo deve haver harmonia nos propósitos e combinação.
Uma consonância, que talvez traduza melhor o que seja acordo, pois é manifestar o mesmo som, harmonia no que se toca e faz.
É impossível que duas pessoas andem juntas se possuem propósitos diferentes, pensamentos diferentes e metas diferentes. É impossível que haja harmonia quando cada um defende o seus interesses e suas vontades.
A vida é um jogo de interesses cujo objetivo é sempre vencer e nunca perder. Precisamos concordar com a tática do jogo, se não fica difícil de ganhar a partida. Quando o casal não consegue chegar a um acordo quanto as suas decisões nunca terão um casamento ou uma família vitoriosa.
O profeta Amóos faz um questionamento diante do povo de Deus: Duas pessoas andarão juntas se não estiverem de acordo? (Amós 3.3).
Caminhar juntos não é fácil, se requer esforço e muito trabalho. A mesma luta e empenho devem ser reforçados para se conquistar um acordo e viver um casamento harmonioso.
Maridos e mulheres devem sempre trabalhar juntos rumo à harmonia em suas decisões.
Alcançar o acordo, porém, é um processo. Processo é uma palavra relacionada com percurso, e significa avançar ou caminhar para frente.
Todos nós somos possuidores de ideias e sentimentos individuais sobre os mais diversos assuntos. Nossos pensamentos e sentimentos nem sempre combinam.
Devemos ouvir sempre e procurar entender e nos comprometer a chegar a um acordo. Cada um de nós deve apresentar sua perspectiva e, então, procurar um denominador comum.
Talvez não concordemos plenamente, mas devemos fazer concessões e mesclamos nossas ideias.
Cada cônjuge deve estar disposto a dar e a mudar situações, que venham propocionar beneficios e bem estar à convivência do casal.
É fundamental que os conjuges se preocupem em colocar como base de qualquer acordo o fundamento do amor. Sem um espírito de amor, que busca o bem-estar do outro, talvez nunca cheguemos a um acordo.
Há casais que alcançaram tudo o que queriam financeiramente, mas não conseguem viver bem juntos. Não adianta ter outras realizações e deixar o relacionamento conjugal se perder.
Precisamos aprender a cultivar a unidade em nosso relacionamento. E isto acontece quando aprendemos a andar de acordo e lidar de forma simples e prática nas questões do dia-a-dia.

Pr. Elumar Pereira  (Diretor do Departamento da Família da IEADEM)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados