AMANTES DE SI MESMOS

De acordo com o apóstolo Paulo, “…nos últimos dias haverá tempos difíceis; pois os homens amarão a si mesmos…” (2 Tm 3.1-2 – AS21). Neste versículo, a palavra grega traduzida por “amarão a si mesmos” é “philautos”, o qual se origina do adjetivo “philos”, que quer dizer “amigo” ou “amigável”, e do pronome “autos”, que significa “de si mesmo” ou “ele próprio”. Portanto, esse adjetivo grego “philautos”, que ocorre na Bíblia somente neste versículo, significa literalmente “amante de si mesmo”, podendo também ser traduzido corretamente para o português pela palavra “egoísta”.

O indivíduo egoísta é uma pessoa individualista, egocêntrica e egotista. Ele só pensa em si mesmo e nos seus próprios interesses, sem se preocupar com os interesses dos outros. O egocêntrico se considera o centro de todas as coisas, e quer que tudo gire em torno dos seus próprios interesses ou da sua própria pessoa. O egoísta tem amor exclusivo e excessivo a si mesmo, o que é diferente de autoestima. O sentimento equilibrado de autoestima ou amor próprio na medida certa é sadio e necessário a todos nós. Jesus ordenou: “…amarás o teu próximo como a ti mesmo…” (Mc 12.31).

O sábio Salomão alertou para o problema do individualismo, afirmando que “quem se isola, busca interesses egoístas, e se rebela contra a sensatez” (Pv 18.1 – NVI). As Escrituras revelam muitos pecados de egoísmo praticados por lideranças religiosas, embora qualquer pessoa esteja sujeita a pecar por excesso de autoestima. O capítulo 34 do livro do profeta Ezequiel traz uma palavra dura contra os pastores infiéis de Israel, principalmente por causa do pecado de egoísmo cometido no exercício de suas funções. De acordo com o profeta, esses pastores apascentavam a si mesmos, ao invés de apascentarem as ovelhas de Israel (Ez 34.8,10). Eles pastoreavam sem pensar no bem-estar das ovelhas, mas pensando em seus próprios interesses materiais egoístas (Ez 34.2) e usando de rigor e dureza contra as ovelhas (Ez 34.4b).

Os falsos profetas, falsos mestres e falsos pastores que apascentam a si mesmos (Jd 1.12) não servem a Cristo e nem às ovelhas, mas a seu próprio ventre (Rm 16.18; Fp 3.19). Eles não apascentam o rebanho de Deus de forma espontânea e desinteressada, mas apascentam por torpe ganância (1 Pe 5.2). Esses obreiros são “…homens cuja mente é pervertida e privados da verdade, supondo que a piedade é fonte de lucro” (1 Tm 6.5 – ARA). Eles agem egoisticamente e sem escrúpulos (Jd 1.12a – AS21), chegando a adular os outros por interesse (Jd 1.16b – AS21).

Na Bíblia encontramos vários exemplos de pessoas egoístas, mas também de pessoas altruístas. Inclusive, são nas situações práticas do dia-a-dia que somos provados e revelamos até que ponto somos egoístas ou altruístas. Enquanto Ló procedeu de forma egoísta, Abraão revelou altruísmo e desprendimento (Gn 13.8-11). Na parábola do Bom Samaritano (Lc 10.25-37), o sacerdote e o levita pensaram apenas em si mesmos e nos seus compromissos, enquanto o samaritano teve o altruísmo de renunciar os seus próprios interesses em prol de um interesse mais urgente e mais importante, que era salvar a vida daquele homem, ainda que fosse um desconhecido.

Por falar em egoísmo de algumas autoridades religiosas, não podemos esquecer de mencionar o flagrante egoísmo dos sacerdotes e anciãos de Israel. Cheio de remorso, Judas Iscariotes foi devolver as trinta moedas de prata a eles (Mt 27.3), dizendo: “Pequei, traindo sangue inocente…” (Mt 27.4a). Ao invés deles pensarem na situação de Judas, eles revelaram muito egoísmo ao responderam friamente: “…Que nos importa? Isso é problema teu” (Mt 27.4b – AS21).

O problema não é a pessoa amar a si mesma, mas amar somente ou excessivamente a si mesma, o que pode levar ao pecado de egolatria. Dentre as obras da carne praticadas por pessoas não salvas, destaca-se a “eritheia” (Gl 5.20). A melhor tradução para esta palavra grega é “ambição egoísta” (AS21 e NTLH) ou “egoísmo” (NVI), embora algumas versões da Bíblia em português traduzem “eritheia” por “peleja” (ARC) ou “discórdia” (ARA). Por outro lado, a amabilidade e a bondade são duas virtudes do fruto do Espírito que se contrapõem ao egoísmo (Gl 5.22). Portanto, ao invés de sermos egoístas ou amantes de si mesmos, Deus quer que sejamos altruístas, desprendidos, generosos e abnegados.

O principal antídoto contra o egoísmo é o amor, uma vez que este não busca os seus próprios interesses (1 Co 13.5). O amor de Deus, o qual foi derramado em nosso coração (Rm 5.5), capacita o cristão a negar a si mesmo (Lc 9.23), a amar o próximo como a si mesmo (Mc 12.31) e a dar a sua vida para servir ao próximo (1 Jo 3.16-18). Esse desprendimento abnegado também acontece quando o marido ama a sua esposa como ama o seu próprio corpo (Ef 5.28) e a sua própria pessoa (Ef 5.33). Outra ação preventiva contra o egoísmo é a prática da generosidade, como aconteceu com os crentes da Macedônia, que recolheram e enviaram ofertas para os crentes da igreja de Jerusalém (2 Co 8.1-15). Paulo disse que os crentes macedônios “…a si mesmos se deram primeiramente ao Senhor e depois a nós…” (2 Co 8.5).

Ev. Fábio Henrique (Bacharel em Teologia, 1º Secretário da IEADEM e professor da EBD e do CETADEM)

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