CARNAVAL, UMA FESTA PAGÃ

Dizem que o carnaval é alegria do povo, expressão da cultura e folclore popular. Mas a euforia do carnaval desde sua origem até nossos dias tem mostrado que não vale a pena uma festa com resultados tão abomináveis. Dedicado ao Momo, deus da mitologia grega que representa a zombaria e o sarcasmo. O carnaval brasileiro debocha dos princípios morais de maneira escandalosa. Apoiada pela televisão sem nenhuma ou pouca censura, a “festa da globeleza” é convidativa ao desequilíbrio sexual e faz o governo distribuir gratuitamente camisinhas aos foliões com o dinheiro dos contribuintes fiéis às suas esposas. Carnaval, comumente mantido nos países católicos, essa festa que arrebata multidões para as ruas, promove desfiles suntuosos, enfeites, comilança, excessos em geral e também muita violência, liberalidade sexual etc. Ao estudarmos a origem do Carnaval, vemos que ele foi uma festa instituída para que as pessoas pudessem se esbaldar com comidas e festa antes que chegasse o momento de consagração e jejum que precede a Páscoa, a Quaresma.

Na verdade, o carnaval é uma festa pagã que tentaram mascarar para parecer com uma festa cristã, assim como fizeram com o Natal. Os romanos adoravam comemorar com orgias, bebedices e glutonaria. A Bacchalia era a festa em homenagem a Baco, deus do vinho e da orgia, na Grécia, havia um deus muitíssimo semelhante a Baco, seu nome era Dionísio, da Mitologia Grega Dionísio era o deus do vinho e das orgias.

“O Festival Dionisiano era muitas vezes orgíaco, adoradores algumas vezes superavam com êxtase e entusiasmo ou fervor religioso. (Jogos também faziam parte desse festival.)” O Festival Dionisiano então, não parece ser a mesma coisa que a Bacchanalia e o Carnaval? Nós, os Cristãos, não devemos concordar de modo algum com essa comemoração pagã, que na verdade é em homenagem a um falso deus, patrono da orgia, da bebedice e dos excessos, na verdade um demônio. Prova disso é o resultado nefando, que após os cinco dias de carnaval os jornais estampam com o balanço de todos os males que ele provocou. Uma pesquisa revela que o mês de novembro é recordista no registro de mães solteiras (em muitos casos, o pai sequer é conhecido). E o carnaval parece ser a explicação para esse fenômeno. O consumo de drogas também aumenta assustadoramente nesse período carnavalesco.

Uma das maiores mensagens que de Deus se ouviu é que ELE é luz e que NELE não há treva nenhuma. É por isso que Jesus Cristo, disse de si mesmo: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não andará em trevas.” (João 8.12)

O apóstolo João diz: “Se dissermos que temos comunhão com ELE, e andarmos nas trevas, mentimos, e não praticamos a verdade“. (1 João 1.6)

Na verdade o cristão tem motivos de sobra para se alegrar, porque a vida sempre é agradável para as pessoas que têm um coração alegre, como diz a palavra de Deus: “ Todos os dias do aflito são maus, mas o coração alegre tem um banquete contínuo” (Provérbios 15.15). É uma alegria que vem da fé num Deus vivo e não num deus morto (Momo é um deus morto que conforme a mitologia foi expulso do Olimpo para ser na Terra o rei dos loucos). A Bíblia diz que os loucos pecam e não se importam (Provérbios 14.9). Por ser o carnaval uma reedição moderna das religiões pagãs e um convite à promiscuidade, por ser uma festa que destrói o casamento e a família, por ser um “louvor à carne”, ofendendo o único Deus que se fez homem, morreu e ressuscitou para oferecer a alegria que não acaba. Assim sendo, o cristão tem outros motivos para festejar, para extravasar sua alegria, como bem orienta o salmo 150 “com som de trombeta, com saltério e harpa, adulfe a flauta; instrumentos de cordas e com órgãos. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor”. Além de ser algo saudável para a sua fé, é um testemunho para este mundo infeliz que tanto Deus ama. Nossa oração é que Deus tenha misericórdia, pois o seu desejo é: “que todos os homens se salvem , e venham ao pleno conhecimento da verdade” (I Tm 2.4). Que Ele também nos ajude a cumprir com nossa Missão.

Pr. Francisco Vicente (1º Vice-Presidente da AD em Mossoró e diretor do Departamento de Missões)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados