Por isso peguem agora a armadura que Deus lhes dá. Assim, quando chegar o dia de enfrentarem as forças do mal, vocês poderão resistir aos ataques do inimigo e, depois de lutarem até o fim, vocês continuarão firmes, sem recuar. (Ef 6.3)
O mundo em que vivemos, tem assustado muito os pais, tanto por causa da violência, como também por causa da quebra de valores morais que entram em suas casas através dos meios de comunicações, e também pela convivência de suas crianças, com outras crianças no ambiente escolar, que nem sempre recebem os mesmos valores que gostariam para os seus filhos.
A programação dos meios de comunicação está nas mãos de homens descomprometidos que não conhecem a Deus, e nem estão preocupados se seu filho está sofrendo ou não alguma pressão psicológica.
E as crianças têm estado vulnerável aos inúmeros ataques investidos contra elas como: a pornografia infantil, pedofilia, atentado ao pudor, estupro, sequestros etc. Como se não bastasse tudo isso vários grupos estão sendo impulsionados a interferir na educação de nossas crianças.
Vemos campanhas sendo feitas, para inculcar em suas cabeças pensamentos e ensinamentos contrários aos ensinamentos da palavra de Deus.
Sabemos que a educação é capaz de modificar a vida, tem poder de transformar pessoas se for ministrada de forma adequada, porém se não for, o estrago pode ser devastador. Segundo a psicologia a criança aprende por imitação, se ela começar a ter a cabecinha bombardeada com ensinos destorcidos, imagens e ações ilícitas, com certeza ela está inclinada a ter um enfraquecimento tanto moral como espiritual.
O que fazer diante de tal situação? Precisamos entender que não adianta isolar os filhos do mundo. Educar ainda é a tarefa principal dos pais, instituída por Deus, e não podemos transferir para outros essa missão.
A rotina implantada na família de amar, cuidar e colocar limites são regras de ouro, que vão dar uma organização, tanto na vida cotidiana, quanto da psique da criança e ela vai crescendo com segurança para saber lidar com os relacionamentos e suas questões emocionais.
Enquanto são crianças, temos a responsabilidade de conduzi-los a Deus, à casa do Senhor, e ao aprendizado de sua palavra. Naturalmente, pai e mãe sabem o que é bom para o filho; mas o problema é faze-lo aprender isso que querem ensinar, para que viva de acordo com esses valores.
E isso só vai acontecer se você conquistar o seu filho. Lembre-se de que não é o que você dá ao seu filho que vai conquista-lo; é com o que você é para ele, que isso vai ocorrer. Pv. 22:6 diz: ”. Ensina a criança no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele. ”
Então, não podemos ficar calados nem alheios a nada que diz respeito a nossas crianças, precisamos acompanhar de perto, é como se estivéssemos numa guerra, uma guerra que objetiva a proteção de nossos filhos. Dt. 6. 5 a 7, diz: “Amarás ao Senhor teu Deus de todo coração, e de toda tua alma, de toda as tuas forças… E estas palavras que hoje te ordeno, estarão no teu coração; e as ensinaras a teus filhos, e delas falarás sentado em tua casa e andando pelo caminho, ao deitar-te e ao levantar-te.
O treinamento moral, começa com os pais. Antes de ensinar aos filhos, as palavras deverão estar em seus corações. Se os princípios de conduta moral não residem no seu próprio coração, não há como transmitir a seus filhos. I Tm 5.8, ainda chama a atenção dos Pais quando diz: ‘Mas se alguém não cuida dos seus, e especialmente dos da sua família, tem negado a fé, e é pior que um incrédulo’.
Os pais precisam ter atitudes, e não se intimidar ou achar que para nossos dias tudo é normal, deixando as crianças vulneráveis e a mercê do mal. É papel dos pais dar as regras, ensinar, reclamar, insistir, falar as vezes que for preciso sobre o que deve ser feito. Elas são nossa responsabilidade, são sua herança. Sl 127.3 “Eis que os filhos são herança da parte do Senhor”. A palavra herança aqui significa dádiva por vontade do Doador. Cada criança que nasce é um presente de Deus, um legado de amor do Senhor confiado a seu cuidado para ser amado, cuidado com carinho, provido e moldado apropriadamente para seu desenvolvimento harmonioso.
Deus abençoe e encoraje os pais a não perderem de vista os seus valores, os seus princípios, a sua fé e sua crença, e que criem seus filhos com amor, respeito e compreensão.
Maria do Socorro G. Pereira (Esposa do Pr. Elumar Pereira – Diretor do Departamento da Família da AD Mossoró
Voltar Para Página AnteriorIGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]
© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados