EXEGESE: Em nome de Jesus

Em Jo. 14.13 Jesus faz a seguinte declaração: “E tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (ARC). Esse versículo costuma ser utilizado a fim de justificar uma atitude declarativa na oração. Há quem defenda que Deus é obrigado a responder qualquer oração, contanto que essa seja feita, em nome de Jesus. Para esses o nome do Senhor seria uma espécie de amuleto, que garante a resposta imediata, e de acordo com a vontade daquele que determina.

Na verdade, precisamos aprender a orar com Jesus, Ele demonstrou essa preocupação quando foi solicitado por um discípulo: “Senhor, ensina-nos a orar” (Lc. 11.1). Reconhecemos que o próprio Jesus ensinou que os discípulos deveriam orar “em meu nome”. Faz-se necessário, no entanto, que atentamos para o propósito de Cristo ao fazer essa declaração, caso contrário, incorremos no erro de transformar essa orientação em uma fórmula mágica, para se conseguir qualquer coisa que se deseja, através da oração.

Quando Jesus ensinou que devemos orar no nome dEle, não estava se referindo apenas ao ato de mencionar essa expressão, mas ao reconhecimento de que aquilo que oramos dever estar de acordo com os propósitos dEle. Orar em nome de Jesus significa desejar alcançar os princípios do Reino, e o mais importante, glorificar o nome do Pai. Se avaliarmos o contexto, veremos que no versículo 12 Jesus afirma: “Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, por eu vou para meu Pai”.

As palavras de Jesus são dirigidas aos Seus discípulos, por ocasião da celebração da Ultima Ceia. Ele declara que os que acreditam nEle farão “obras ainda maiores”. O motivo dessas obras é Sua ida para o Pai, o que tornará viável os milagres, certamente a partir do poder do Consolador, o Espírito Santo. Em conformidade com At. 1.8, Jesus prometeu que Seus discípulos receberiam poder do Espírito, que os capacitaria para testemunhar com autoridade, fazendo sinais e maravilhas, a fim de que o evangelho de Jesus alcançasse os confins da terra. O cumprimento dessa promessa se deu em At. 2, quando o Espírito Santo encheu a igreja do poder do alto.

É nesse contexto que Jesus afirmou que quando a igreja pedisse qualquer coisa em Seu nome Ele o faria (Jo. 14.13,14). A missão da igreja é realizada pelo poder do Espírito Santo, e esse deve ser pedido em oração, no nome de Jesus. Quando os discípulos oram “em nome de Jesus”, pedindo o poder do alto, a fim de testemunhar de Cristo, o Pai os responde. Os missionários experimentam o poder de Deus porque estão atuando na autoridade do nome de Jesus. O nome de Jesus deve ser usado na oração para confirmar o propósito da igreja, a fim de que essa cumpra com ousadia a tarefa da evangelização.

Nada há de errado em orar pelas necessidades que temos, sabemos que o Pai Celestial nos fornece o “pão nosso de cada dia”, e também é Aquele tem “poder para curar as enfermidades”. Mesmo o “nome de Jesus” pode ser usado ao final das orações, é uma demonstração que dependemos dEle, e que a respostas às orações somente são possíveis pelo caminho que Cristo nos possibilitou. Mas não há qualquer fundamento bíblico para orar “em nome de Jesus” a fim de alcançar nossos objetivos egocêntricos.

Por isso devemos ter cuidados para não usar “o nome do Senhor” em vão, para satisfazer nossos desejos egoístas. A orientação bíblica na oração é a de demonstrar humildade na presença do Senhor, reconhecendo Sua vontade soberana. Devemos aprender a depender mais de Deus, e saber que Ele sabe sempre o que é melhor para cada um de nós. Ninguém deve se aproximar com arrogância diante do trono de Deus, antes deve se achegar com confiança, a fim de alcançar graça e misericórdia (Hb. 4.16). Com essa atitude em mente, o nome de Jesus não será usado como na oração como um amuleto, uma espécie de chave mágica, para satisfazer nossos interesses.

Ev. José Roberto A. Barbosa (2º Secretário da Assembleia de Deus em Mossoró-RN e professor da EBD)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados