FICAR OU NAMORAR?

Ficar ou namorar? Eis a questão: O “ficar” é uma armadilha do Diabo… Não é de agora que os jovens usam o termo “ficar”. A expressão surgiu na década de 1980, entre os adolescentes de 13 a 17 anos, que buscavam simplesmente o prazer sem qualquer perspectiva de compromisso.

Nos nossos dias há uma moda perigosa entre nossos jovens que é o “ficar”. Nada mais é do que distorcer o namoro cristão, ou seja, jovens (totalmente sem noção de namoro cristão) envolvidos em um relacionamento sem compromisso e passageiro puramente carnal.

Mas qual deve ser a postura de um jovem que quer agradar a Deus? Qual é o propósito do seu namoro? Para entendermos este questionamento devemos recorrer à Palavra de Deus (Sl 119.105; Jo 17.17) pois na Bíblia tem metas e propósitos que direcionam os jovens há terem procedimentos seguros para o seu aprendizado (Rm 15.4).

Para as pessoas que não servem a Deus ficar é natural, mas para os que estão Cristo não devem pensar desta forma (2Co 5.17 ; Rm 12.2) somos templos do Espírito Santo (1Co 6.18-19) e devemos glorificar ao Senhor em toda nossa maneira de viver (Mt 5.13-16). Por isso devemos buscar namorar e não ficar.

Na palavra NAMORO encontramos a palavra AMOR com certeza não deve ser iniciado se não houver este sentimento e um compromisso sério pensando em um futuro noivado e casamento.

É uma fase de preparação que serve para obter conhecimentos espirituais do amado desejado, já o noivado trata-se de um conhecimento social e somente. Apenas no casamento é que se dará o conhecimento físico.

Nossa juventude está passando uma fase de escolhas em todos os setores da sua vida, sendo que a mais importante é aceitar a Jesus como suficiente Salvador. A segunda não é menos importante: é a escolha do(a) companheiro(a) para passar o resto da vida.

Na Bíblia temos dois exemplos de jovem que fizeram suas escolhas e com isso aprendemos com suas experiências. Temos:

  1. a) Sansão e Dalila

Sansão escolhido por Deus desde o ventre de sua mãe (Jz 13.5), cheio do Espírito Santo (Jz 14.6) usado pelo Senhor para livrar a Israel dos filisteus fez a escolha de sua companheira fora do povo de Deus (Jz 14.3,7). Neste caso, temos o famigerado julgo desigual (2Co 6.14) um serve ao Senhor, já outro o deus deste século (2 Co 4.4), um fala a Palavra de Deus, o outro palavras obscenas, um canta louvores, o outro músicas de duplo sentido (2Co 6.15).

Temos que ter cuidado porque o que plantamos certamente iremos colher (Gl 6.7) e em casos de julgo desigual, na maioria dos casos o crente acaba perdendo a sua comunhão com Deus (Jz 16.20) e pode não somente morrer espiritualmente, mas também fisicamente (Jz 16.30) fora da presença do Senhor.

  1. b) Isaque e Rebeca

Isaque, filho da promessa de Deus a Abraão (Gn 17.15-17,21), o qual seu pai quase sacrificou para mostrar sua fidelidade ao Senhor (Gn 22.1-16) seguia a orientação de seu pai (Gn 24.3-4) estava em oração (Gn 24.63) e adorava ao Senhor Deus. Isaque já estava com 40 anos, era submisso ao seu pai em nossos dias há jovens que estão entrando na adolescência e já não querem ouvir a seus pais, líderes, pastores, professores… E quanto à oração então não querem participar, mas Isaque é um exemplo de como proceder para alcançar as bênçãos do Senhor. Quando confiamos no Senhor o obedecemos (Pv 3.5-6), obedecemos também a nossos pais e pastores (Ex 20.12 ;Hb 13.17); estamos buscando o Reino de Deus com primazia, ele nos acrescenta as demais coisas (Mt 6.33) e assim Isaque foi abençoado pelo Senhor e encontrou a sua Rebeca (Gn 24.40, Pv 18.22, Pv 19.14).

Jovens, vale a pena confiar e esperar no Senhor, o Deus todo poderoso, e crer no seu poder, na sua capacidade e graça que está sobre vocês e dentro de vocês! Amém.

MOISÉS FERREIRA DA SILVA (presbítero e líder da Assembleia de Deus no Sítio Mariana – Caraúbas/RN)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados