HONESTIDADE NO CASAMENTO

Como beijo nos lábios, é a resposta com palavras retas (Pv 24.26)

Do ponto de vista cristão, o casamento é uma instituição divina, inaugurada por Deus logo após a criação do homem e da mulher. Une duas pessoas de sexos diferentes para viverem em companhia agradável uma da outra, até que a morte ou a infidelidade contumaz e irreversível de um ou de ambos os cônjuges os separe.

Apesar da origem divina, da beleza e da bênção do casamento, ele não é um relacionamento fácil. Casamento dá trabalho e precisamos trabalhar todos os dias o nosso relacionamento. As muitas separações e os muitos divórcios, bem como a tendência cada vez maior de uniões temporárias e informais, sem compromissos mútuos, o comprovam.

Por isso, deixando a mentira, fale cada um à verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros (Ef 4.25). O casamento como instituição divina não comunga com a mentira nem muito menos com a desonestidade.

Normalmente durante a cerimonia do casamento os votos de honestidade e fidelidade de ambos os cônjuges são reafirmados perante Deus e as testemunhas presentes: “Prometo-te ser fiel na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, amando-te e respeitando-te todos os dias da minha vida”. Quando deixamos de suprir as necessidades básicas inerentes aos casados, estamos sendo desonestos e negando a verdade que juramos nas celebrações do nosso casamento.

Honestidade no casamento é ser sincero e verdadeiro em todos os momentos da vida. A desonestidade e o engano podem destruir a estrutura familiar. Uma frase fingida às vezes pode parecer doce ao paladar, mas as palavras mentirosas acabam queimando no estômago como comida deteriorada até fazê-lo vomitar. Quando você tiver que tomar uma decisão entre falar a verdade ou mentir, compare cuidadosamente os benefícios da honestidade com as consequências do engano.

A mentira é uma arma do mau que nos priva do mais importante relacionamento que temos que é a nossa família. Para isso é preciso empreender esforços para que a mentira seja banida do relacionamento familiar.

Honestidade é falar aquilo que se pensa e fazer aquilo que se fala. Uma meia verdade é pior do que uma mentira. A mentira vai roendo o tecido familiar. É evidente que a verdade sempre triunfará. Nada é mais importante do que ser verdadeiro em todos os momentos da vida. Seja verdadeiro, fale a verdade, cante a verdade e experimente a grande liberdade patrocinada por Cristo na cruz. E conhecereis a verdade, e a verdade ti libertará (Jo 8.32). Viver a verdade implica em andar com honestidade. Viver uma vida honesta é uma das características de quem é verdadeiro. Se teus lábios são mentirosos, seu caminhar é falso. Se teus lábios amam a verdade eles serão beijados, ou seja, o respeito e a admiração das pessoas com quem você convive serão à força de tua vida, a mola propulsora do teu ânimo. A motivação de tua vida.

A honestidade nos relacionamentos precisa ser examinada para prover sabedoria e apoio para assegurar força e estabilidade. Ter firmeza positiva internamente cria um oásis de recursos espirituais, dando segurança para nos basearmos na nossa autoestima. A honestidade é tão nítida quanto um diamante sem falhas que jamais pode permanecer e todos os bons casamentos exigem honestidade e discrição de ambos. Tanto esposo como esposa deverá empenhar-se em sempre falar a verdade um ao outro (Ef 4.25; Cl 3.9).

Bons casamentos dependem da confiança e uma mentira descoberta destrói essa confiança. A esposa que descobre que seu esposo mentiu para ela em um assunto imaginará que ele no futuro estará mentindo também sobre outros assuntos, mesmo que ele esteja falando a verdade. Infelizmente, aqueles que praticam o engano com frequência acreditam arrogantemente que são muito inteligentes para “serem apanhados”. O mentiroso pode frequentemente cobrir seu engano por algum tempo, mas as mentiras costumam serem descobertas. A esposa que esconde informação de seu esposo está também praticando o engano, uma forma de desonestidade.

A suspeita que resulta quando o engano é descoberto ameaça a bela intimidade num casamento. Saiba que falar a verdade é e sempre será a melhor escolha a ser feita por mais difícil que seja. Fale a verdade sempre! Não se contamine com as mentiras do mundo e do diabo, viva e fale a verdade de Deus por todos os dias de sua vida e á todo o tempo. A honestidade deve ser uma característica importante das famílias cristãs. Por isso, marido e esposa devem se comunicar de forma honesta e franca. Se você quer ter um casamento saudável, então você tem que fazer o seu cônjuge confiar no que você diz e faz.

Deus te Abençoe…

Pr. Elumar Pereira  (Diretor do Departamento da Família da IEADEM )

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados