Mentoreação: Liderança pelo exemplo

O termo mentoreação vem da raiz do nome de mentor. Na hostória grega quando o Rei Odisseu saiu para guerra deixou seu filho Telêmaco aos cuidados do seu amigo Mentor para o educar, orientar e guiar em sua formação enquanto ele estava fora. Desde então o termo se tornou sinonimo de alguem que mais experiente compartilhando seu conhecimento com outro alguem “menos” experiente.
A mentoria é um conceito conhecido ao longo da história e várias definições têm sido propostas ao longo do caminho. Aqui eu gostaria de definir mentoria “como um processo relacional em que o mentor capacita um aprendiz (mentoreado) através de uma troca de conhecimento que gera habilidades, desejos, valores, ligações aos recursos para o crescimento e desenvolvimento do potencial de todos os envolvidos nesta boa pratica.
Neste relacionamento, uma pessoa com mais experiência, tanto profissional como cristã, compartilha sua experiência com o mentoreado, que pode se beneficiar com a sabedoria do mentor. Através deste relacionamento, o mentor e o mentoreado podem crescer e aprender a ser mais como Cristo e representálo em todos os aspectos de suas vidas. Uma relação de mentoria bem sucedida depende das contribuições tanto do mentor quanto do mentoreado. Quando ambos contribuem para o relacionamento, ele pode crescer e beneficiar tanto um quanto o outro.
O mentoreado é o primeiro a beneficiar-se da relação de mentoração, embora o impacto possa beneficiar o mentor também. As funções mais comuns de um mentor incluem discipulado, guia espiritual, treinador, conselheiro, professor e modelo. Sendo um mentor, você viverá à sombra do velho ditado de Agassiz, “Dê-me um peixe e eu vou comer por um dia; ensina-me a pescar… e eu vou comer para toda a vida,” e fará a diferença na mudança de vida de seu mentoreado.
Vale a pena enfatizar que a mentoração não é um conceito novo. Tem profundas raízes na História, na Cultura e na Bíblia. Embora a Bíblia não use a palavra “mentoria”, o conceito e os princípios da mentoração estão presentes em muitas histórias e relacionamentos por toda Bíblia. Através deste processo de relacionamento, os personagens bíblicos intencionalmente investem suas vidas, habilidades, experiências e valores em outros, com o propósito de encorajar o crescimento e a maturidade.Os exemplos da Bíblia incluem: Abraão e Ló (Gênesis 12:1-9, 13) Jetro e Moisés (Êxodo 18:13-27) Moisés e Josué (Êxodo 33:11, Números 27:15-23, Deuteronômio 1:38)Davi e Salomão (1 Reis 2:1-9, 3:6-14).
Na mentoreação você tanto pode ter um mentor em especial como múltiplos mentores, para diferentes áreas de sua vida. De repente em seus estudos você tem um mentor, no trabalho outro, na igreja tambem, ou tem aquele que tem capacidade e conhecimento para lhe orientar e ser um exemplo para você em diferentes campos simultaneamente. Pense comigo. Quem é o seu mentor? Quem é a pessoa que serve de exemplo para sua conduta e lhe acompanha? Quem esta lhe auxiliando no seu crescimento de vida? Esta pessoa é seu mentor. Formal ou informal, ela esta sendo. Que tal fazer o mesmo com outra pessoa? Por que não iniciar um processo de mentoreação com alguem que esta precisando de sua experiência e conhecimento? Comece hoje a acompanhar e orientar a vida de uma pessoa, seja o mentor dela, ajude-a a desenvolver o melhor que ela tem. Seja um mentor cristocêntrico, lidere pelo exemplo. Lidere onde estiver. Até nosso próximo encontro.

Pr. Wendell Miranda (2º Vice-presidente da IEADEM, Superintendente do Sistema de Comunicação e Diretor do Departamento de Evangelismo da AD Mossoró)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados