Natal – celebrando o nascimento, aguardando a volta

“E o anjo lhes disse: Não temais, porque eis vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo, pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E, no mesmo instante, apareceu com o anjo uma multidão dos exércitos celestiais, louvando a Deus e dizendo; Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens! E aconteceu que, ausentando-se deles os anjos para o céu, disseram os pastores uns aos outros: Vamos, pois, até Belém e vejamos isso que aconteceu e que o Senhor nos fez saber” (Lc 2.10,11,13-15).
A festa do Natal sempre é um acontecimento muito bonito. É possível perceber mudanças no ambiente e nas pessoas. É bem verdade que muitas pessoas, mesmo entre aquelas que se dizem cristãs, estão completamente alheias ao verdadeiro sentido do natal. Umas só pensam no lado comercial da festa. Outras só pensam em comer, beber, dançar. Não importa o que algumas pessoas pensam ou fazem. A verdade é que a festa do natal só existe porque Jesus nasceu.
Naquela noite não havia comes e bebes, não havia shopping center, não havia árvore de natal, nem papai Noel; mas não faltou alegria, não faltou música, não faltou beleza. Naquela noite apareceu junto com o anjo um coral celestial louvando a Deus e proclamando uma mensagem de paz que ecoava pelos ares dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz na terra, boa vontade para com os homens!
Apesar das comemorações atuais se afastarem do verdadeiro sentido do Natal, esta ainda é uma data que produz, no coração dos homens, uma maior sensibilidade. É um tempo em que as pessoas pensam um pouco mais na sua vida espiritual, pois se voltam para o “menino Deus” que nasceu numa manjedoura. É um tempo em que os homens tentam compreender e viver o verdadeiro sentido da esperança e do amor.
O período das festas natalinas é uma excelente oportunidade que temos para anunciar as novas de grande alegria para todas as pessoas. Lembremos a todos os povos que Deus deu ao mundo o melhor presente, o seu Filho Unigênito, Jesus Cristo, que nasceu numa manjedoura, para nossa salvação, morreu numa cruz para nossa redenção, ao terceiro dia ressuscitou, para nossa justificação e em breve arrebatará a igreja para nossa glorificação.
Meus queridos irmãos, Natal é tempo de celebrar o nascimento de Jesus fechando os olhos para as falhas do nosso próximo, pedindo perdão pelas nossas faltas, deixando que o amor de Deus inunde os nossos corações, abraçando os nossos irmãos sem medo, sem fingimento, sem ressentimentos, mas com amor, alegria e ternura. É este comportamento que traduz para nós, que somos cristãos, ser Natal todos os dias.
Natal é tempo de refletirmos sobre a VIDA ABUNDANTE que só Jesus Cristo, o personagem principal desta festa, pode nos presentear, e de mantermos a fé na promessa da sua segunda vinda, a bendita esperança da sua Igreja.
É bem verdade que não sabemos o dia que Jesus nasceu, até porque, 25 de dezembro, é uma data que foi convencionada pela tradição pagã. Sabemos, sim, que ele nasceu numa manjedoura, na cidade de Belém, e também nasceu em nossos corações, mudando as nossas vidas, dando-nos a esperança de vida eterna. A essência do nascimento de Jesus é que “Deus se fez homem” para nossa salvação. Nós vivíamos perdidos em nossos pecados, mas Ele nos trouxe o perdão e a paz.
A segunda vinda de Jesus é a esperança da Igreja. Deus nos fez conhecer esta abençoada e única esperança, através de sua Palavra, e quer nos usar para proclamar as boas novas da volta do Seu Filho ao mundo às pessoas que estão sem esperança.
Estejamos empenhados com o compromisso de anunciar, com alegria, a todos os homens, que nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor, e proclamar a sua vinda, conforme Ele disse: “vou preparar lugar, e virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver estejais vós também”.
“Para que todos sejam um”

Pr. Martim Alves da Silva (Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (IEADERN) e da Convenção Estadual de Ministros da Assembleia de Deus no Estado do Rio Grande do Norte (CEMADERN).

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados