O MODELO DE CRISTO (Mc 10.45)

Jesus Cristo realmente é nosso padrão de liderança. Sua vida e obra revelam tantos ensinamentos claros que não tem como ficar em dúvida sobre como devemos agir no exercício da liderança em qualquer nível.
A base do principio de liderança de Jesus é colocar dons, talentos e habilidades a serviço do outro. A ideia predominante na época romana era de que cada um que exercesse autoridade e comando tinham uma postura onde o “ser servido” vingava e prevalecia nas motivações e ações desenvolvidas pelos líderes existentes.
Jesus vem e quebra este paradigma e causa um impacto profundo na estrutura já absorvida pela sociedade. Ele diz: ”Eu não vim para ser servido e sim para servir”.
Neste momento foi revelado o modelo de liderança de Cristo; a liderança servidora. O maravilhoso deste conceito é a inversão da pirâmide tradicional da hierarquia vigente onde quem “mandava” fica em cima, na ponta superior, olhando para baixo e se perguntando: “Quantas pessoas me servem?”.
Com a inversão promovida por Jesus, a ponta da pirâmide hierárquica está para baixo, e o líder está olhando de baixo para cima se perguntando: “Quantas pessoas eu estou servindo?”.
Aleluia! Como isto é tremendo. É este sentimento que deve invadir nossas mentes e corações, colocando os dons preciosos que nosso Deus nos concedeu, a serviço da obra, dos nossos irmãos e naturalmente do próprio Deus.
Você já se fez esta pergunta? Já refletiu sobre a importância de servir seu irmão? Quanto mais recebemos de Deus, mais devemos compartilhar com o outro; pois nesta mesma medida receberemos mais e mais, doando mais e mais.
Se você serve ao Senhor, então deve servir a seus irmãos, pois o serviço a Deus passa necessariamente pelo seu próximo.
Todas as habilidades e capacitações que Deus lhe concede passam por este viés; o fim não é você mesmo; você é um canal, um meio de distribuir o que tem recebido e assim promover o desenvolvimento do outro e também o seu.
Somos edificados, edificando os outros em uma dinâmica de ensino e aprendizagem. O orgulho e a vaidade são limitadores desta boa prática.
O ponto crucial deste princípio é a identificação da motivação correta de suas ações como líder; esta é a questão.
Os estilos de liderança fazem parte de outro tema; aqui estamos destacando “princípios”; ou seja, os fundamentos dos estilos que existem; apesar de ligadas, são distintas.
No caso, estamos enfatizando o principio de Jesus Cristo. Se você mantem o princípio bíblico e cristocêntrico em sua conduta como líder, isto refletirá em seu estilo de liderança de diferentes maneiras.
Os estilos existentes estão ligados ao modelo comportamental, enquanto que o “principio” está um degrau anterior ao comportamento pois envolve conceitos e sentimentos por traz das ações.
Explico isto melhor em nosso próximo encontro. Por hora quero lhe deixar com a pergunta: Quantas pessoas você está servindo? Deus abençoe a todos. Lidere onde estiver.

Pr. Wendell Miranda

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados