TEXTO BASE: Ester 4-16
No texto acima venho trazer a memória de uma moça (menina) que tornou-se rainha. Ester foi a única mulher hebreia a se tornar rainha numa nação dominadora.
Disputou um concurso público e foi escolhida entre as melhores. Durante seu mandato, conseguiu livrar o povo de um dos maiores massacres planejados pelo inimigo.
A vida de Ester só alcançou esse patamar de sucesso, porque o caráter moldado nela estava dotado das seguintes virtudes: Sabedoria, dedicação, firmeza, obediência, fidelidade, humildade, santidade e fé.
1) SABEDORIA
Então o rei lhe disse: O que é rainha Ester? Qual é a tua petição? Até metade do reino se te dará. Ester respondeu: se parecer bem ao rei, venha hoje com Hamã ao banquete que tenho preparado para o rei. Ester preparou uma estratégia para o escape de seu povo (Et 5.3-4).
Vemos que Ester não chegou reclamando, falando mal ou se maldizendo da sorte. Ela chegou convidando o rei para um banquete e usou estratégia de conquista.
Muitas vezes queremos alcançar vitórias, mas só sabemos reclamar da sorte, vamos seguir o exemplo de Ester, primeiro oferecer um banquete para o rei e depois pedir o que queremos, este é o caminho do sucesso.
A palavra de Deus em Ec. 9.16 diz que melhor é a sabedoria do que a força, Ester podia bem usufruir da sua posição que exercia dentro da casa do rei, mas também sabia que a mulher sábia edifica sua casa. Então, sejamos sábios como Ester e conquistaremos nossa vitória.
2) DEDICAÇÃO
Ester disputou e venceu o concurso de misses mais disputado que já se ouviu falar. Ninguém pode vencer a serva de Deus dedicada e fiel. Seja uma mulher dedica ao Senhor fazendo o máximo que você puder para engrandecer o Senhor e a sua família e seus amigos.
O Senhor diz em sua palavra tudo vier em suas mãos faça sem ira e nem contenda, procure se apresentar como alguém que não tem do que se envergonhar mais como serva de Deus aprovada para um grande trabalho e sabendo que a vossa recompensa vem do grande e soberano Deus.
3) FIRMEZA
“Vai e junta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.( Et 4. 16).
Nem a possibilidade da morte detém o crente firme. 1 Co 15.58 Sedes firmes e constantes.
4) OBEDIÊNCIA
“ Ester, porém, não tinha declarado o seu povo nem a sua parentela, pois Mardoqueu lhe tinha ordenado que não o declarasse.” (Et 2. 10)
Não somente nessa ocasião, mas Ester nunca se prevaleceu da condição de rainha para sair do posto de submissão e obediência em relação a Mardoqueu.
I Sm 15.22 diz que: obedecer é melhor que sacrificar, o apóstolo Paulo no livro de Tito cap. 2. 9 diz que devemos obedientes em tudo ao Senhor.
5) FIDELIDADE
“Pois como poderei ver a calamidade que sobrevirá ao meu povo? Ou como poderei ver a destruição da minha parentela?” (8.6).
Ester poderia depois de se tornar rainha, negar sua raça e deixar que o povo perecesse. Sua fidelidade evitou que ela própria viesse perecer.
A palavra de Deus em Sl 101.6 diz os meus olhos procurarão os fieis da terra. Apocalipse 2.10 diz: Sê fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida eterna.
6) HUMILDADE
No segundo dia disse o rei a Ester durante o banquete do vinho: qual é a tua petição, rainha Ester? E ser-te-á concedida; qual é o rogo? “Até metade do reino se te dará.” (Et 7.2).
No capítulo 8 e versículo 11 podemos compreender que nestas cartas o rei concedia aos Judeus que havia em cada cidade que se reunissem e se dispusessem para defenderem as suas vidas, para destruírem, matarem e exterminarem todas as forças do povo e da província que quisessem assaltar, juntamente com os seus pequeninos e as suas mulheres, e que saqueassem os seus bens.
Mas Ester sabia pedir apenas o necessário e com isso evitava receber negação. Sabemos que Ester não se aproveitou da situação, pediu o que realmente precisava. Jesus disse aprendei de mim que sou manso e humilde. Provérbios 29.23 diz: O humilde de espírito obterá honra e 22.4 o galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra e vida.
7) SANTIDADE
“Vai e junta todos os que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” (Et 4.16).
Entregar seus problemas a Deus é a melhor das habilidades. Salmos 96.9 diz: Adorai ao Senhor na beleza da sua santidade; tremei diante dele, toda a terra. Hebreus 12.14: Segui a paz e a santificação, sem a qual ninguém vera o senhor.
8) FÉ
Ao entrar na presença do rei Ester usou a fé e tudo deu certo. Precisamos crer que tudo aquilo não podemos Ele pode.
Concluímos lembrando que a história de sucesso de Ester começa quando Deus coloca uma estratégia de sabedoria no coração de Mardoqueu:
• E sendo Ester uma jovem confiante em Deus aceitou a liderança de alguém que a tinha a criado;
• Ester teve o privilégio de crescer num lar dirigido por Deus;
• Este soube fazer jus ao tratamento privilegiado;
• Ester edificou as colunas do seu sucesso desde o primeiro dia que conheceu a Deus.
Pb. Moisés Ferreira
Voltar Para Página AnteriorIGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]
© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados