TEMPOS DIFÍCEIS, TRABALHOSOS E TERRÍVEIS

Escrevendo aos Romanos, apóstolo Paulo denuncia as práticas pecaminosas dos gentios (Rm 1.18-32) e dos judeus (Rm 2.1-29), e conclui que todas as pessoas estão debaixo do pecado (Rm 3.9), que não há um justo sequer (Rm 3.10), e que todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus (Rm 3.23). Essa situação de depravação total da humanidade pode ser exemplificada por meio de diversas listas de vícios ou pecados cometidos pelas pessoas, como as de Mt 15.19; Rm 1.18-32; 3.9-18; 1 Co 6.9-10; Gl 5.19-21; Ef 5.5; Cl 3.5; 1 Tm 1.9-10; Ap 21.8; 22.15.

De fato, os homens nascem em pecado (Sl 51.3,5) e “os ímpios erram o caminho desde o ventre; desviam-se os mentirosos desde que nascem” (Sl 58.3 – NVI). Todo o nosso ser e todas as áreas da nossa vida são afetadas negativamente pelo pecado (Is 1.4-6; Rm 7.15-25). Ao se referir à geração antediluviana, Deus declarou que “…a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente” (Gn 6.5), e que “…a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice…” (Gn 8.21).

A Bíblia afirma que “…não há homem que não peque…” (1 Rs 8.46) e que “Na verdade, não há homem justo sobre a terra, que faça bem e nunca peque” (Ec 7.20). O salmista declarou: “Disseram os néscios no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O SENHOR olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um” (Sl 14.1-3).

O ser humano não é pecador porque peca, mas peca porque é pecador. Isso é uma questão de natureza humana. Jesus disse que “…do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias” (Mt 15.19). O homem está tão escravisado pela sua natureza carnal e pecaminosa, a ponto de Paulo declarar: “Miserável homem que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte?” (Rm 7.24).

Como se isso não bastasse, Jesus profetizou que no fim dos tempos “…muitos serão escandalizados, e trair-se-ão uns aos outros, e uns aos outros se aborrecerão. E surgirão muitos falsos profetas e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos se esfriará” (Mt 24.10-12). Como se observa, Jesus profetizou o agravamento da maldade e das consequências dos pecados das pessoas, a ponto dEle mesmo fazer a seguinte pergunta: “…Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?” (Lc 18.8).

O Espírito Santo revelou ao apóstolo Paulo que “…nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência” (1 Tm 4.1-2). Na sua última epístola que escreveu antes de morrer, apóstolo Paulo fez a seguinte revelação a Timóteo: “Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis” (2 Tm 3.1 – ARA). De acordo com o contexto bíblico, os “últimos dias” se refere ao período compreendido entre a primeira e a segunda vindas de Jesus Cristo à terra (At 2.17; Hb 1.1; 2 Pe 3.3; Jd 18).

Em 2 Tm 3.1, a expressão grega “kairoi chalepoi”, traduzida por “tempos difíceis” (ARA, AS21 e NTLH), “tempos trabalhosos” (ARC) ou “tempos terríveis” (NVI), significa “tempos difíceis de tolerar”, “tempos preocupantes”, “tempos perigosos”, “tempos duros de suportar”, “tempos lastimosos”. Diante do exposto, percebe-se que os dias que antecedem a segunda vinda de Cristo, dias nos quais estamos vivendo atualmente, são tempos de multiplicação da iniquidade e de degradação moral e espiritual da humanidade. À medida que se aproxima a vinda de Cristo, a situação ficará cada vez mais difícil e penosa para todos, mas especialmente para os cristãos salvos. Paulo afirmou que “…todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados” (2 Tm 3.12-13).

Após anunciar a vinda iminente desses “tempos difíceis” (2 Tm 3.1), apóstolo Paulo passa a listar 19 características negativas e pecaminosas das pessoas que fazem com que os dias atuais em que vivemos sejam considerados como “tempos difíceis”. De acordo com 2 Tm 3.2-5, essas pessoas são: 1) amantes de si mesmos, 2) amantes do dinheiro, 3) Jactanciosas, 4) soberbas, 5) blasfemas, 6) desobedientes aos pais, 7) ingratas, 8) profanas, 9) desafeiçoadas, 10) irreconciliáveis, 11) caluniadoras, 12) sem domínio próprio, 13) cruéis, 14) inimigas do bem, 15) traidoras, 16) precipitadas, 17) obscurecidas pelo orgulho, 18) mais amigas dos prazeres do que amigas de Deus, e 19) aparentemente piedosas, mas hipócritas.

Ev. Fábio Henrique (Bacharel em Teologia, 1º Secretário da IEADEM e professor da EBD e do CETADEM.).

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados