Em todos os contextos de trabalho existe uma grande valorização das pessoas que aprenderam a trabalhar em equipe. Seja no mundo corporativo ou eclesiástico, quem desenvolveu esta capacidade, sempre terá espaço para atuar e renderá grandes resultados.
Apesar de ser algo politicamente correto e conceitualmente de fácil aceitação, a vivência prática deste princípio se constitui um desafio.
Primeiro porque uma das quebras de mentalidade que um líder que trabalha em equipe precisa realizar é a ideia do individualismo. Se você só pensa em você e não aceita sugestões, não se abre para as contribuições de seus pares e colaboradores, então, será muito doloroso e difícil sua atuação em equipe ou ainda poderá acontecer que você desfrutará apenas de dividendos parciais da força do grupo que está liderando.
Cada membro de sua equipe tem características pessoais que se somam às suas e, isto, gera o que é chamado de “sinergia”, que é a convergência de forças na mesma direção; assim é que se trabalha em equipe.
Neste contexto, o individualismo, egocêntrismo, orgulho, “olhar somente para seu umbigo” formam o oposto de uma equipe. Realmente não é fácil, principalmente com pessoas de temperamentos fortes e uma acentuada liderança autocrática, porém digo a vocês que vale a pena tentar, se esforçar, educar a si mesmo neste sentido e, então, fomentar o bom conceito de uma equipe. Outra coisa que deve ser feita é ampliar sua visão e de seus liderados para perceberem a riqueza de contribuições e benefícios vindos do trabalho em equipe.
Jesus nos ensinou isto (Lucas 6:12-16). Ele poderia fazer tudo sozinho, de fato poderia, mas não fez assim. Ele escolheu doze discípulos e os moldou, capacitou e enviou.
Foram três anos de preparação. Eles deram trabalho, mas aprenderam a trabalhar. Cada um com suas habilidades, talentos e “jeito” de ser; mas foram usados por Jesus para cumprir o ministério apostólico.
Comece a olhar para as pessoas que estão ao seu lado. Envolva-as, ajude-as, ensine-as, permita que elas façam parte da boa obra que lhe foi confiada. Certamente nem tudo será igual a você, mas cada um poderá colaborar segundo os dons e ministérios recebidos por parte de Jesus Cristo.
As vezes precisamos abrir o coração e perceber que as metodologias podem ser diversificadas, desde que se mantenha o mesmo espírito e propósito.
Invista em sua equipe constantemente e obtenha os resultados de excelência no que faz. Invista pouco em sua equipe e visualize a mediocridade rondando sua liderança.
Você consegue trabalhar em equipe? Aceita conviver e compartilhar com diferentes pessoas? Aprendeu a respeitar a opinião do outro? Nutre um sentimento de confiança no seu grupo de atuação? Vença as síndromes de “cavaleiro solitário”, “exercito de um homem só” ou “singularidade exclusivista”; dedica tempo, amor e atenção a desenvolver equipes fortes e duradouras.
Sozinho, você não suporta muito tempo. Em equipe você gera um legado.
Abração meus queridos, até nosso próximo encontro onde falaremos sobre Mentoreação: Liderança baseada no exemplo. Lidere onde estiver.
Pr. Wendell Miranda (2º Vice-presidente da IEADEM, Superintendente do Sistema de Comunicação e Diretor do Departamento de Evangelismo da AD Mossoró)
Voltar Para Página AnteriorIGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]
© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados