CASAMENTO UMA VIAGEM FANTÁSTICA

Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.    Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam. Gn 2.24,25.

Nesse começo de ano novo fomos presenteados com o segundo encontro “Família Debaixo da Graça”, cujo tema bem sugestivo abordava que o “Casamento é uma Viagem para toda à vida”. Já nascemos com necessidade de companhia, o próprio Deus nos diz: “Não é bom que o homem esteja só” Gn 2.18.

Quando escolhemos alguém para fazer essa viagem para toda a vida conosco, afirmamos que é melhor serem dois do que um. Ec 4.9-12.

Se o casamento é uma viagem para toda a vida, precisamos de uma companhia que venha tornar essa viagem uma experiência inesquecível.  Que procure desenvolver uma comunicação inteligente, e através da qual haja clareza em tudo que vai ser vivenciado. Que seja bondoso(a), isto é amável, atencioso(a), educado(a) essas qualidades nobres são peças chaves para sermos bons companheiros, Ef. 4.32 (Sejamos bondosos e compassivos uns com os outros…).

Ninguém suporta estar perto de uma pessoa com atos grosseiros, falta de educação, que desrespeita o outro. Imagine ter que seguir viagem com uma pessoa desse porte.

Durante muito tempo temos nos empenhado em ajudar casais com seríssimos problemas conjugais.  São problemas diversos desde pequenas frustações, má comunicação, falta de perdão, sentimentos de culpa que tanto deformam os cônjuges. Muitas vezes nosso coração se enche de tristeza porque estamos diante de duas pessoas que se apaixonaram, sentiram-se incompletas sem o outro, que no início da viagem foram tão desejadas, amadas, e agora só tem um pensamento que é descartar o outro definitivamente.

Sabemos que não existem casamentos isentos de conflitos, no entanto a maneira como lidamos com os conflitos poderá torna-los em fontes de amadurecimentos e crescimentos. Mas, infelizmente em muitos casamentos o conceito de comprometimento, renúncia, sacrifício tem perdido seu verdadeiro significado. O que, mas ouvimos é o quesito: preciso ser feliz, preciso aproveitar a vida, sou infeliz no casamento, preciso ir à procura de felicidade. Achando que o divórcio é a tábua de salvação, se esforça o máximo para conquista-lo, como se o divórcio fosse a solução de todos os problemas. Na prática o que mais observamos são complicações que envolvem os cônjuges, filhos, familiares e outros mais.

O Senhor ao idealizar o casamento foi muito bondoso, além de suprir a falta que tínhamos de companhia, o casamento teria o caráter de permanência até que a morte o separasse. Se a pessoa quer viver uma vida que agrade ao Senhor, ela tem por obrigação procurar dominar seu ego, e fazer o possível para promover a felicidade de seu cônjuge. Porque o casamento requer que a pessoa seja madura, inteira, equilibrada, feliz, realizada consigo, para poder fazer o outro feliz, porque a recíproca será a mesma. E não um aleijado emocional que precise desesperadamente que o outro o faça feliz.

O casamento vem com o pacote completo que envolve não somente momentos de felicidades, mas também momento de dor angústia, irritações etc. A maneira como lidamos com os mesmo determinará a qualidade de casamento que teremos. Precisamos sempre avaliar nosso casamento, como está indo nossa viagem, o que precisa ser mudado.

Nunca devemos esquecer que o sucesso de nosso casamento passa pelo compromisso assumido e a disposição para mudar quando for preciso.

Na viagem, é preciso fazer as paradas obrigatórias para avaliação e reabastecimento emocional. Paciência e longanimidade, unidas à humildade, fazem com que nossa viagem se torne muito prazerosa e sirva de modelo para todos os tripulantes. Não sabemos quanto tempo sua viagem tem durado, nem tampouco os transtornos que os tem surpreendido. Mas com certeza se você está debaixo da graça de Deus, conte com Sua ajuda, Ele ainda está sentado no trono e quer ter o controle de seu casamento.

Desejamos que as bênçãos de Deus sejam constantes sobre sua vida e de sua família, e que este ano novo que se inicia seja cheio de realizações.

Maria do Socorro G. Pereira (Esposa do Pr. Elumar Pereira – Diretor do Departamento da Família da AD Mossoró)

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados