“Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganancia, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda modéstia. Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus? (1 Tm 3.1-5).
Nesta carta de Paulo a Timóteo, ele estava descrevendo as características de um homem separado para o ministério na igreja. No entanto Paulo nos presenteia com as qualidades do marido ideal que toda mulher deseja encontrar. Fazendo uma avaliação como marido e pai, você esta vivenciando essas qualidades? Vamos relembrar:
Ser irrepreensível, é poder se olhar sem culpas, é saber que sua esposa e seus filhos não têm motivos para repreendê-lo. Isto implica ter atitudes e caráter corretos.
Marido de uma só Mulher. A fidelidade é tão essencial, tão necessária ao ser humano. Ser fiel aquieta o coração, traz segurança, cria unidade entre o casal, promovendo a confiança no compromisso de casamento assumido, Hebreus 13.4 nos diz: “Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e esposas sejam fieis um ao outro. Deus julgara os imorais e os que cometem adultério”.
A mulher deseja ardentemente que os olhos de seu marido seja somente dela. No livro de Jó 31.1 nos diz Jó: “Eu jurei que os meus olhos nunca haveriam de cobiçar uma virgem”. Foi através de um olhar que o rei Davi trousse grandes prejuízos para sua vida e de sua família. Assim sendo seja Vigilante, evite que seus olhos busquem e deseje outra mulher que não seja a sua.
Ser Sóbrio significa manter-se com coerência e racionalidade. É conseguir dominar seus sentimentos, desejos e pensamentos. Aquele que não vive brigando, ameaçando seus filhos ou agredindo sua família. Ser honesto é uma característica aprendida desde nossa infância. Filhos de pais honestos que podem andar de cabeça erguida, que não teme pela honestidade de seu pai, que foi disciplinado quando chegou a casa com algo que não era seu, terá um futuro assegurado, porque certamente será uma pessoa honesta.
Hospitaleiro, fala também da pessoa que não permite que ninguém hospede seu coração. Não permite intimidade com sua esposa, nem tão pouca ponte de afeto com seus filhos. Não são dados ao dialogo nem ao toque, tudo o incomoda, com isso sua família o teme mais do que o ama. Não se alegra em receber visitas de familiares ou amigos, ao invés de festejar, fecha a cara, dando a transparecer que o hospede não é bem vido.
A Bíblia nos fala que alguns que foram hospitaleiros, sem saber hospedaram anjos (Hb 13.2).
Não dado ao vinho. Podemos remeter aqui qualquer tipo de álcool, droga, jogos, uso indisciplinado das redes sociais, ou atitudes que venham trazer prejuízos a sua família.
Aqueles que assim procedem perdem a capacidade de governar sua casa. Não espancador. Aqueles que espancam sua esposa e filhos demonstram grande insegurança, que ao invés de exercer sua autoridade normalmente, exercem pela força com violência, e covardia.
Moderado, vem tratar do homem apaziguador, daquele que busca paz, tranquilidade para todos que os cercam.
Em Colossenses 3.19 nos diz: “Vós, maridos, amai vossas mulheres, e não vos irriteis contra elas”.
A Bíblia ainda nos lembra de que não se deve provocar a ira nos corações dos filhos.
É no lar que exercitamos amizade, cumplicidade, liderança, disciplina e autoridade. Muitos maridos dizem ter saudades de sua mulher, como ela era, porque ela mudou, já não é mais a mesma, vive triste. Infelizmente muitos se casam e não deixam a vida de solteiros, continuam sentindo falta dos amigos e continuam saindo para jantares, jogos, viagens, reuniões, sozinhos, esquecendo que sua esposa esta em casa desejosa de sua companhia. E mais ainda, toda parte de descontrações como brincadeiras, coisas engraçadas, novidades, bate papos descontraídos são desfrutados com os amigos, ou companheiros de trabalho. Para a amada que fica sempre sozinha em casa, vão sobrar reclamações, o silencio, tom de voz agressivo, atitudes machistas, rotina tediosa, até maus tratos. O resultado já é o esperado, pouco companheirismo, falta de comunicação, pouco namoro, falta de sexo, mau humor, afastamento. Efésios 5.25,28 nos diz: “…Quem ama a sua mulher, ama-se a se mesmo.
Esse texto bíblico mostra a necessidade de você, como marido, entregar-se à sua esposa, sem reservas, sem segredos, e muita transparência. Quando você a ama a respeita, a faz sorrir estará ajudando para que ela venha a viver mais leve e saudável. Você estará contribuindo para ter uma esposa feliz, alegre, dedicada, evitando rugas de tristezas em seu rosto, e em sua alma. Não há nada mais compensador do que poder voltar para casa, para os braços e abraços de uma esposa apaixonada. A bíblia adverte: O coração alegre aformoseia o rosto.
Maria do Socorro G. Pereira (Esposa do Pr. Elumar Pereira – Diretor do Departamento da Família da AD Mossoró)
Voltar Para Página AnteriorIGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM
Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]
© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados