AS MULHERES PRECISAM REDESCOBRIR SEUS VALORES

No dia oito de março é comemorado como o dia internacional da mulher. Muitas são as homenagens e os movimentos que se realizam em todo mundo, principalmente dos grupos chamados feministas que de uma maneira ou outra procuram valorizar e ocupar espaço na sociedade dita machista. “As mulheres precisam redescobrir seus valores e características como mulher”.
A feminilidade é o modo de ser, de viver, de pensar, ou seja, as características que fazem a mulher ser feminina e que envolve o ser feminino. O feminismo, por sua vez, foi um movimento social que surgiu na década de 1960, que reivindicava os direitos e o valor da mulher.
Mas o feminismo, ao mesmo tempo em que trouxe conquistas importantes para as mulheres, como o direito ao voto, colocou os homens como inimigos, como se eles pudessem estragar a possibilidade da mulher ter uma carreira, colocando homens e mulheres frente a frente numa competição.
A psicóloga Elaine Ribeiro descreve que o grande desafio da mulher hoje é entender que ela não compete com o homem, que ela tem características específicas, que ela precisa se identificar profissionalmente, mas não pode esquecer seus sonhos, que não pode deixar se masculinizar e tomar características de um homem.
Hoje especialistas ressaltam que a mulher precisa redescobrir sua essência original para que apareça a verdadeira beleza, sem deixar de lado suas lutas. Porque essa sim vai ser sua principal conquista, a conquista de si mesma.
A mulher precisa resgatar seus valores e características específicas como a delicadeza, a capacidade de ouvir, de ser materna, se permitir ser mulher, ser feminina.
A mulher nos dias atuais tem diversos papéis, ela é mãe, profissional e esposa, com isso precisa saber administrar todas as situações para que consiga se sentir completamente mulher.
A mulher na perspectiva de Deus dispensa qualquer movimento ou manifestação para mostrar o valor e a beleza que lhe é peculiar. A mulher foi dada ao homem, pelo próprio Deus, que disse não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que esteja como diante dele (auxiliadora refere-se a uma relação proveitosa, em que uma pessoa ajuda ou apoia outra como amiga ou aliada).
E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. Gênesis 2.18,22. Disse certo pensador, que a mulher foi feita da costela do homem. Não dos pés para ser pisada, nem da cabeça para ser superior, mas sim do lado para ser igual, debaixo do braço para ser protegida e do lado do coração para ser amada. O valor de uma mulher só se descobre quando se ama e se quer bem.
Adão amou a mulher que Deus lhes trouxe e logo fez sua avaliação, é osso dos meus ossos e carne da minha carne, é como dizer, encontrei finalmente aquela que pode completar-me, que enche a minha solidão, que me será tão cara quanto minha própria carne. Ela é linda! É perfeitamente adequada para mim. É tudo que preciso.
As qualidades e o valor de uma mulher são avaliados pela sua postura. Formosura e graça exterior pouco valem contrastadas com os valores eternos. O temor do Senhor é a maior das virtudes; é a fonte de todas as qualidades excelentes da mulher.
Os sábios da época de Salomão exaltaram as virtudes domesticas, dizendo que uma boa esposa excedia o valor de finas joias. Eles louvaram os talentos de uma mulher, dizendo que uma boa esposa é a coroa de seu marido, e ainda reconheceram a importância na escolha de uma mulher excelente dizendo que, quem acha uma mulher acha uma coisa boa e alcançou a benevolência do Senhor. (Provérbios 18.22).
Eles enfatizavam seu grande valor, e diziam que era muito mais desejável que as riquezas. O valor de uma mulher é descrito no livro de provérbios capítulo 31, que descreve o perfil de uma mulher virtuosa, e interroga quem a achará? Esta mulher surpreendente, produtiva ao máximo, não fala bobagens, mas fala com sabedoria e a instrução da bondade está na sua língua. É sábia, fala com temor de Deus no coração, expressa sua fé com dignidade e é respeitada e louvada pela família.
As características desta mulher capacitam-na para suas responsabilidades. Seus valores internos dominam os externos, pois são os que permanecem para sempre. É uma mulher independente e organizada, pois a mesma tem liberdade para um bom relacionamento social e familiar sem afetar o equilíbrio de suas atividades.
É submissa e dedica atenção ao seu casamento, conservando assim a chama do amor. Seu marido não precisa procurar outras mulheres porque sua esposa, a todas sobrepuja.
É a mulher que todo homem procura e deseja: equilibrada, versátil, alerta, enérgica, simpática, atualizada, criativa, interessante e possui ainda várias outras características louváveis. Como é difícil encontrar uma mulher com esses valores! Ela vale mais do que pedras preciosas! Mulher virtuosa, quem a achará?
Deus te abençoe mulher, que possa lutar não por uma independência irresponsável, mas por manter e preservar suas virtudes e valores.

Pr. Elumar Pereira  (Diretor do Departamento da Família da IEADEM )

Voltar Para Página Anterior

IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM MOSSORÓ – IEADEM

Av. Dix-Neuf Rosado, 155, Centro – Mossoró-RN
CEP 59.610-280 | Fone: (84) 3321-5721
E-mail: [email protected]


© 2018 - Assembleia de Deus em Mossoró. Todos os Direitos Reservados